- » Foco e Escopo
- » Políticas de Seção
- » Processo de Avaliação pelos Pares
- » Periodicidade
- » Política de Acesso Livre
- » Arquivamento
- » Conselho Científico
- » Qualis
Foco e Escopo
A Revista tem por finalidade a publicação de trabalhos científicos inéditos na área das Ciências Humanas e Sociais, com o objetivo de promover a produção acadêmica, tanto de pesquisadores em início de trajetória quanto de investigações já consolidadas, desde que sejam trabalhos de fôlego analítico.
Políticas de Seção
Artigos livres
Política padrão de seção
![]() |
![]() |
![]() |
Resenhas
![]() |
![]() |
![]() |
Entrevistas
![]() |
![]() |
![]() |
Dossiê: Ensino de História: posicionamentos didáticos, teóricos e políticos
![]() |
![]() |
![]() |
Processo de Avaliação pelos Pares
1) Os artigos e as resenhas entrarão no sistema e serão divididos pelos membros do Conselho Editorial de acordo com a proximidade com os temas estudados.
2) O membro do Conselho Editorial fica responsável por encaminhar o texto no decorrer do processo de avaliação, não emitindo parecer.
3) A análise é cega, isto é, nem o autor conhece que são os pareceristas, nem estes quem é o autor. Para tanto, o autor se compromete a não inserir nome e informações de pessoas que possam indicar sua autoria no corpo do texto.
4) No início de cada número lançado constará a lista dos pareceristas que contribuíram para aquela edição, independente do parecer concedido.
5) Caberá uma análise prévia da parte de um membro do Conselho Editorial a ser delegado para conferencia do texto no que se refere a questões de formatação, tais como: tamanhos, referências notas etc. Havendo erros, o trabalho deve ser encaminhar para correção, caso contrário, segue para o próximo item.
6) Encaminha-se para dois pareceristas, que terão o prazo de até 3 semanas para emitir um parecer. O tempo de avaliação pode ser prorrogado em até 1 semana, caso necessário.
Periodicidade
A Revista Escrita da História tem periodicidade semestral.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Conselho Científico
O Conselho Científico é composto por individualidades de reconhecido mérito acadêmico (docência e pesquisa) na área de História. A formação do corpo científico será atualizada de forma bienal, cabendo ao Conselho Editorial sua atualização neste período. O Conselho Científico é dividido nas seguintes áreas: História Antiga (3 membros), Medieval (3 membros), Moderna (7 membros) e Contemporânea (7 membros), podendo ser alterado, conforme demanda e deliberações do Conselho Editorial. Há o esforço de indicar membros do Conselho Científico de diferentes instituições e regiões do país.
São atribuições dos integrantes do Conselho Científico: a) aconselhar o Conselho Editorial em relação a estratégias de desenvolvimento da Revista, dos seus conteúdos e difusão; b) colaborar com o Conselho Editorial na apreciação das atividades da Revista; c) emitir parecer sobre os textos submetidos à Revista, atentando à coerência e valor científico dos trabalhos apresentados.
Composição atual do Conselho Científico (2017-2018):
Aldair Carlos Rodrigues (UNICAMP)
Angelo Alves Carrara (UFJF)
Beatriz de Moraes Vieira (UERJ)
Juliana Bastos Marques (UNIRIO)
Leandro Rust (UFMT)
Lincoln Secco (USP)
Marcia Eliane Alves de Souza e Mello (UFAM)
Margarida Maria Dias de Oliveira (UFRN)
Maria Filomena Coelho (UnB)
Raquel Varela (Portugal)
Temístocles Américo Corrêa Cezar (UFRGS)
Xabier Arrizabalo (Espanha)
Qualis
A avaliação Qualis 2016 da Revista Escrita da História, dividida por áreas, é a seguinte:
História - B4
Letras/Linguística - B5
Saúde Coletiva - B5
Biodiversidade - C
Artes/Música - C
Para maiores informações, acessar: http://qualis.capes.gov.br
ISSN: 2359-0238