Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Escrita da História?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os trabalhos submetidos à avaliação e possível publicação no periódico, deverão atender aos seguintes requisitos:

  1. Aspectos Gerais:

a)      A Revista Escrita da História (REH) publica artigos, resenhas, entrevistas, traduções de artigos ou entrevistas e transcrições críticas de fontes relacionadas, preferencialmente, a área de História, ou áreas afins.

b)      Os textos devem ser originais, inéditos e escritos em português ou espanhol.

c)       Não serão aceitos trabalhos encaminhados simultaneamente a outros periódicos do país ou do exterior.

d)      Os autores poderão ser graduandos, graduados, pós-graduandos, pós-graduados e professores da Educação Básica ou Superior. A análise das submissões levará em conta apenas a qualidade dos trabalhos e não a formação do autor.

e)      Após a publicação de um trabalho, o autor deverá aguardar o prazo de 1 ano para nova submissão.

f)       Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.

g)      No ato da submissão de trabalhos, o autor mantém os direitos autorais e concede à Revista Escrita da História os direitos de primeira publicação, passando a estar o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

h)      A Revista Escrita da História não cobra nenhum tipo de taxa para a publicação dos textos.

 

  1. Especificações Formais:

a)      Todas os arquivos submetidos devem ser compatíveis com editor de texto Microsoft Word para Windows (2003 ou superior) ou semelhante, nas extensões “.doc”, “.docx”. O formato “.pdf” ou similares não serão aceitos.

b)      Utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5; margens superior e esquerda de 3cm, e inferior e direita de 2cm.

c)       Os artigos devem ter a extensão mínima de 15 e máxima de 30 páginas, excetuando-se bibliografia e anexos. Os resumos devem apresentar no máximo 250 (duzentas e cinquenta) palavras acompanhadas de3 a6 palavras-chave. O resumo e as palavras-chave devem ser redigidos em português ou espanhol (para as submissões de artigo nestes idiomas) e acompanhados de resumos e palavras-chave em inglês ou francês.

d)      As resenhas devem ter a extensão máxima de 5 páginas, excetuando-se bibliografia e anexos. Devem ter como objeto livros publicados há no máximo 02 anos, contados a partir da data de submissão ao sistema, para livros publicados em português e 04 anos para livros publicados em outros idiomas e sem tradução para o português. Os autores devem propor um título à resenha.

e)      As submissões não devem conter, tanto no trabalho, quanto nas propriedades do arquivo, qualquer identificação do autor e instituição a que se vincula para não comprometer a análise dos pareceristas. A identificação deve ser feita pelo autor exclusivamente através do campo “Resumo da Biografia” no sistema da Revista Escrita da História, no ato da submissão, apontando titulação, vínculo institucional, cargo que ocupa e indicação de agências de fomento, caso haja (Exemplo: Doutor em História pela Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsa produtividade CNPq).

f)       O trabalho deve apresentar notas (comentários explicativos e referências bibliográficas) enumeradas exclusivamente em algarismos arábicos (ex.: 1, 2, 3...), colocadas em notas de rodapé, ao fim de cada página, e as referências bibliográficas, ao final do texto. O modelo de citação Americana (AUTOR, ano, página) NÃO é aceito. As citações de até três linhas devem estar entre aspas e no corpo do texto. Já as citações com mais de três linhas devem ser destacadas em corpo menor (Times New Roman, tamanho 10), sem aspas e com recuo à esquerda de 4cm. As intervenções feitas nas citações (introdução de termos e explicações) devem ser colocadas entre colchetes. As omissões de trechos da citação podem ser marcadas por reticências entre parênteses. As citações bibliográficas das notas de rodapé e da bibliografia final, devem seguir as normas da ABNT, conforme os exemplos a seguir:

Citação de livros: SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico. Edição (dispensável se for a primeira). Cidade: Editora, ano. p. ou pp.

Citação de artigos: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico, Cidade, n., v., período da publicação, ano. p. ou pp.

Site e demais referências digitais: Título da chamada em itálico (quando houver). Disponível em: <http://www.nomedosite.com>. Acesso em: dia, mês, ano.

Arquivos, fundos documentais e demais fontes: devem respeitar a regras estipuladas pelos próprios órgãos que os preservam (quando houver).

Outros tipos de referências que, por ventura, possam ter sido utilizadas, serão padronizadas posteriormente.

g)      Se o trabalho foi ou está sendo financiado por agência de fomento ou instituição, a mesma deve ser citada.

         

         3. Etapas de Avaliação 

Quadro resumo das duas etapas de avaliação

Etapas

Tempo estimado

Etapa 1

Análise prévia

1.1. Distribuição do artigo entre editores

Até 5 dias

Previsão

Até

62 dias

1.2. Leitura prévia e correções

Até 7 dias

1.3.  Solicitação e análise de formulário de coautoria

Até 30 dias

1.4. 1ª rodada de convites aos pareceristas

Até 5 dias

1.5. 2ª rodada de convites aos pareceristas, se necessário

Até 5 dias

1.6. 3ª rodada de convites aos pareceristas

Até 5 dias

1.7. 4ª rodada de convites aos pareceristas

Até 5 dias

Etapa 2

Avaliação

2.1. Conclusão dos pareceres iniciais

Até 21 + 7 dias

 

Previsão

Até

126 dias

2.2. Convite de terceiro parecerista, se necessário

Até 14 + 7 dias

2.3. Emissão de terceiro parecer, se necessário

21 + 7 dias

2.4. Ajustes do autor, se necessário

Até 21 dias

2.5. Complementação de pareceres, se necessário

Até 14 dias

2.6. Prazo para ajustes finais do autor, para publicação

Até 14 dias

Total

Até 6 meses

 

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; b) autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; c) autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


ISSN: 2359-0238