“A luz do Dalai Lama brilhará no Ocidente”: análise das aproximações feitas pelo 14° Dalai Lama com a ciência

 

  • Leonardo Henrique LuizUniversidade Estadual de Maringá

RESUMO

 Com o exílio tibetano em 1959 o budismo daquela região enfrentou um complexo processo de aproximações com o Ocidente, no qual o Dalai Lama exerceu um papel de destaque, seja na publicação de livros, seja realizando palestras ou entrevistas. Sugerimos que uma das principais vias de criação do diálogo entre o Ocidente e o budismo tibetano foram as conexões que o Dalai Lama realizou com a ciência moderna. Considerando esse processo, o presente artigo visa examinar os livros “Uma Ética para o Novo Milênio” (2000b), “A Essência do Sutra do Coração” (2006a), “Transformando a Mente” (2000a), “O Sentido da Vida” (2001), “Liberdade no Exílio” (1992) e “El universo en un solo átomo” (2006b), publicados pelo Dalai Lama nos quais existe a tentativa de elaborar o diálogo com menção à ciência. Do ponto de vista teórico, utilizamos os conceitos elaborados pelo antropólogo Clifford Geertz (2008) que estabelece a definição da religião como um sistema simbólico formado por signos compartilhados. Segundo Geertz, tais signos variam historicamente e por isso os próprios sistemas simbólicos passam por transformações no tempo e espaço. É justamente esse grau de mudança, isto é, a abertura para se adaptar ao novo contexto de contato com o Ocidente que buscamos analisar no discurso do Dalai Lama.

BIOGRAFIA DO AUTOR

Leonardo Henrique Luiz, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em História pela Universidade Estadual de Londrina e doutorando em História pela Universidade Estadual de Maringá. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Religiões e Religiosidades Orientais (GPERRO-UEL) e do Laboratório de Estudos das Religiões e Religiosidades (LERR-UEM). Bolsista CAPES.

REFERÊNCIAS

DALAI LAMA. Liberdade no Exílio: Uma autobiografia do Dalai Lama do Tibet. São Paulo: siciliano, 1992.

______. Transformando a mente: ensinamentos sobre como gerar a compaixão. São Paulo: Martins Fontes, 2000a.

______. Uma Ética para o novo milênio. Rio de Janeiro: Sextante, 2000b.

______. O Sentido da Vida. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

______. A essência do Sutra do Coração: ensinamentos do coração da sabedoria do Dalai Lama. São Paulo: Gaia, 2006a.

______. El universo en un solo átomo: Como la unión entre ciencia y espiritualidad puede salvar el mundo. Tradução de Ersi Samara. México: Grijalbo Mondadori, 2006b.

JINPA, Geshe Thupten. Prefácio do Editor. DALAI LAMA. A essência do Sutra do Coração: ensinamentos do coração da sabedoria do Dalai Lama. São Paulo: Gaia, 2006, p. 11-14.

MIND & LIFE. Mission. Charlottesville (EUA), [S/D]. Disponível em: . Acesso: em 31 jan. 2018.

Bibliografia

ALBUQUERQUE, Eduardo Basto de. Os intelectuais e o budismo japonês no Brasil. Plura, v. 2, n. 2, 2011, p. 4-25.

ALBUQUERQUE, Leila Marrach Basto de. Seichô-no-ie do Brasil: Agradecimento, Obediência e Salvação. São Paulo: Annablume, 1999.

BAUMANN, Martin. A difusão global do Budismo: história e uma nova perspectiva analítica. In: USARSKI, F. (Org.). O Budismo no Brasil. São Paulo: Lorosae, 2002, p. 35-71.

COHEN, Nissim. Ensinamentos do Buda: Uma Antologia do Cânone Páli. São Paulo: Devir Livraria, 2008.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: Artes de fazer. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

GONÇALVES, Ricardo Mário. As flores do dharma desabrocham sob o Cruzeiro do Sul: aspectos dos vários “budismos” no Brasil. Revista USP, n. 67, 2005, p. 198-207.

ELIADE, Mircea. Buda e os seus Contemporâneos. In:______. História das Crenças e das Ideias Religiosas. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. v. 1. Tomo II. p. 86-105.

LOPES, Ana Cristina. Histórias da diáspora tibetana. Revista USP, v. 31, 1996, p. 150-162.

SAGAN, Carl. O Mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

TEIXEIRA, Faustino. O diálogo inter-religioso na perspectiva do terceiro milênio. Horizonte, v.2, n.3, 2003, p. 19-38.

USARSKI, Frank. Conflitos religiosos no âmbito do Budismo internacional e suas repercussões no campo budista brasileiro. Religião e Sociedade, v. 26, 2006, p. 11-30.

Tecnologia do Blogger.