As narrativas sobre a nação: um estudo das correntes de análise construtivista e pós-moderna

 

RESUMO

Os temas da Nação e do Nacionalismo têm despertado demasiado interesse nos pesquisadores das diversas áreas de conhecimento nas ciências sociais. O entusiasmo dos estudiosos fundamenta-se na perspectiva de que a Nação é uma, senão a mais, importante chave de compreensão política na história moderna e contemporânea. Deste modo, é justificável a grande gama de trabalhos produzido nesse campo. Com este artigo buscaremos iluminar um pouco o caminho entre as correntes mais recentes que se debruçaram sobre o tema, “construtivistas” e “pós-modernos”, apontando os debates no inteior de cada uma delas entre seus principais expoentes, suas convergências e divergências. Depois discutiremos as críticas feitas pelos pós-mordenos, ou pós-colonialistas aos construtivistas e como essa nova corrente construiu suas tases e os debates entre seus principais expontes.

BIOGRAFIA DO AUTOR

Bruna Baliza dos Santos Doimo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, integrando da linha de pesquisa Relações de Poder, Linguagens e História Intelectual-PPHR. Desenvolveu no mestrado pesquisa intitulada  Die Volksdeutschen: Uma Análise dos discursos de Hitler sobre alemães étnicos de 1925 a 1945, orientado pelo Prof. Dr. Luís Edmundo de Souza Moraes,  a qual teve o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Ciéntifico e Tecnologico (CAPES). Durante a gradução foi bolsista de Iniciação Científica por um ano, pela Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), orientada pelo Prof. Dr. Luís Edmundo de Souza Moraes, através do projeto "A Internet e a Extrema-Direita no Brasil: Racismo, Nacionalismo e Negação do Extermínio Nazista", do ano de 2015 a 2016. Também durante os anos de graduação contou integrou o projeto "Comissão da Verdade- UFRRJ", do ano de 2014-2015, onde contou com bolsa de auxílio técnico na UFRRJ. Atualemnte integra o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos da Política e História Social.

REFERÊNCIAS

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. Trad. Danise Bottmans, São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2008.

BHABHA, Homi. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

BONNICI, Thomas. Avanços e ambiguidades do pós-colonialismo no limiar do século 21. Légua & meia: Revista de literatura e diversidade cultural. Feira de Santana: UEFS, v. 4, n. 3, p. 186-202, 2005.

CALHOUN, Craig. O nacionalismo importa. In: Nacionalismo no novo mundo: a formação de estado-nação no século XIX. PAMPLONA, Marcos A.(org), DOYLE, Don(org), Rio de Janeiro: Recorde, 2008.

CHATTERJEE, Partha. Colonialismo, modernidade e política. EdUFBA, 2004.

GELLNER, Ernest. Nações e Nacionalismo. Trad. Inês Vaz Pinto. Lisboa: Gradiva, 1993.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Loum, Ed. 4, Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

HOBSBAWM, Eric. Nações e nacionalismo desde 1780: programa, mito e realidade. Rio de janeiro: Paz e Terra, v. 1990, 1990

KRAMER, LloydS. Narrativas Históricas e o Significado do Nacionalismo. In: Jornal da História das Ideias, v.58, n. 3, p. 525-545, 1997

MILLER, David. Em defesa da nacionalidade. In: Journal of Applied Philosophy,v. 10, n. 1, p. 3-16, 1993.

ÖZKIRIMLI, Umut. "O que é nacionalismo?" In: Debates contemporâneos sobre nacionalismo: Um engajamento crítico. Palgrave Macmillan, 2005. P.13-33

RENAN, Ernest. O que é uma nação. Revista Aulas: Unicamp, São Paulo, v. 4, 1997. Disponível em < http://www.unicamp.br/~aulas/VOLUME01/ernest.pdf>. Acesso em 12 de Jul 2014.

ROVISCO, Maria Luís. Reavaliando as Narrativas da Nação–Identidade Nacional e Diferença Cultural. In: Actas do IV Congresso Português de Sociologia–Sociedade Portuguesa: Passados Recentes, Futuros Próximos. 2000.

SAND, Shlomo. A Nação – murar e delimitar. In: A Invenção do Povo Judeu. Trad. Eveline Bouteiller. Estado: Benvirá, 2011

SMITH, Anthony D. et al. Etno-simbolismo e nacionalismo: Uma abordagem cultural. Routledge, 2009.

______. O Nacionalismo e os Historiadores. In: Um Mapa da Questão Nacional. BALAKRISHAN, Gopal (org). Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000

______. Identidade nacional. Universidade de Nevada Press, 1991.

TAYLOR, Charles. Argumentos filosóficos. Edições Loyola, 2000.

Tecnologia do Blogger.