Hagiografia e escrita da história na Idade Média: o capítulo de são Pelágio na Legenda Áurea de Jacopo de Varazze (C.1270-1298)

 

  • João Guilherme Lisbôa RangelMestre em história pela UFRRJ e pesquisador do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Medievalística, LEPEM da UFRRJ.

RESUMO

 Existe uma historiografia medieval? Esta pergunta feita e respondida por Bernard Guenée retorna no presente trabalho, contudo, aqui expandimos o questionamento de modo que o mais correto seria perguntar: é possível encontrar a historiografia medieval em textos hagiográficos? Por meio da análise da legenda de São Pelágio, um dos capítulos de umas das obras mais publicadas na idade média, a saber, a Legenda Áurea, pretendemos investigar a relação entre hagiografia e escrita da história no período medieval. Por vezes entendida como relato exemplar sobre a vida de um santo, neste trabalho, expandimos o conceito de hagiografia demonstrando que esta não reúne, apenas, o que é exemplar, mas também o que deve ser lembrado. Nesse sentido, o sagrado aparece como forma de legitimar a história que se quer contar.

BIOGRAFIA DO AUTOR

João Guilherme Lisbôa Rangel, Mestre em história pela UFRRJ e pesquisador do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Medievalística, LEPEM da UFRRJ.

Mestre em história pela UFRRJ e pesquisador do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Medievalística, LEPEM da UFRRJ.
Tecnologia do Blogger.