O papel das elites políticas locais na criação de vilas na porção meridional da América portuguesa (séc. XVI-XVIII): o caso da capitania de São Vicente

  • Fernando V. Aguiar RibeiroUniversidade Federal de São Paulo
  • DOI: 

RESUMO

Esse artigo tem como objetivo discutir o processo de interação entre as elites políticas locais e a formação de municípios no planalto da capitania de São Vicente. Entre 1553, ano de estabelecimento do primeiro município no planalto, até 1765, data na qual é nomeado um governador para a capitania, foram fundados onze municípios.

Através da análise do processo de emancipação dessas vilas e da atuação dos agentes responsáveis por essas elevações, verificamos que a fundação de novos municípios na região deu-se a partir da interação e relação entre as elites políticas locais.

BIOGRAFIA DO AUTOR

Fernando V. Aguiar Ribeiro, Universidade Federal de São Paulo

Pós-doutorando em História pela Universidade Federal de São Paulo. Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Esse artigo é uma síntese da pesquisa de doutoramento, a qual contou com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para estágio-sanduíche no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).
Tecnologia do Blogger.