Perspectivas de gênero no livro didático contemporâneo: história da historiografia e ensino de história

 

  • Daniel Pinha SilvaProfessor do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Camille Cristina Batista da SilvaMestranda do Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

RESUMO

De maneira mais ampla, artigo reflete sobre a centralidade das perspectivas de gênero em livros didáticos de história no contexto contemporâneo.  Partindo da problematização acerca do lugar do livro didático enquanto forma híbrida de produção historiográfica e tema de investigação em história da historiografia, examinamos as abordagens de gênero e história das mulheres no âmbito da historiografia. Por fim, para efeito de estudo de caso, analisamos o lugar das mulheres na narrativa historiográfica produzida na coleção de livros didáticos “História da sociedade e cidadania”, de Alfredo Boulos. Nossa hipótese é que o livro aborda um olhar sobre as mulheres na história que funciona como informação assessoria ou complementar a um conteúdo curricular principal. Além disso, prioriza uma abordagem que dá destaque para a mulher em algumas experiências históricas, mas ainda não se insere em perspectiva teórica de gênero que evidencie as diferenças assimétricas entre homens e mulheres, o tensionamento e a desestabilização do machismo.

BIOGRAFIA DO AUTOR

Daniel Pinha Silva, Professor do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor da área de História do Brasil do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Camille Cristina Batista da Silva, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista CAPES
Tecnologia do Blogger.