Na política e "Depois da política": considerações a partir da memorialística de Gilberto Amado

  • Maria Claudia CavalcanteDoutoranda pelo Programa de Pós Graduação em História (PPGH-UFPE)
  •  PDF

RESUMO

Gilberto de Lima Azevedo Souza Ferreira Amado de Faria era primeiro de quatorze filhos de Ana de Lima Azevedo de Sousa Ferreira e Melchisedech de Sousa Amado.  Nasceu em Sergipe, em 7 de maio de 1887 e morreu no Rio de Janeiro, em 1969. Atuou como professor, escritor, político, jornalista e jurisconsulto. Na década de 1950, Amado escreveu cinco livros de memórias que, nas suas palavras, tinham a finalidade compreender “uma vida em seus múltiplos desenvolvimentos”[1]Os livros Presença na Política (1958) Depois da política (1960) narram sua participação como político na República Velha e sua vida em fins de carreira política, pós Revolução de 1930, quando a política da República Velha é atacada e Amado tem seu prestígio político abalado, mas ainda assim, consegue ser diplomata e ministro de carreira no governo de Getúlio Vargas. Este texto objetiva, a partir da problematização dos livros acima citados, discutir as imagens construídas pela literatura memorialística de Gilberto Amado acerca de sua participação política e movimentação intelectual .


[1] AMADO, Gilberto. Depois da Política. Rio de Janeiro: José Olympio, 1960, p. 195. A série de seus livros de memórias é constituída por cinco volumes, organizados de forma linear: História de Minha Infância (1954), Minha Formação no Recife (1958)Mocidade no Rio e Primeira Viagem à Europa (1956) Presença na Política (1958)Depois da política (1960).

BIOGRAFIA DO AUTOR

Maria Claudia Cavalcante, Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em História (PPGH-UFPE)

Doutoranda em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre e licenciada em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Desenvolve estudos nas áreas de História, Literatura, Memória, História da Educação e estudos de formação intelectual, em especial a trajetória intelectual de Gilberto Amado. Possui também experiência docente em ensino superior nas mais diversas áreas das Ciências Humanas e Sociais: História, Sociologia, Antropologia Social e Cultural, Ciência Política e Ética e Cidadania profissional. http://lattes.cnpq.br/5163603459190570
Tecnologia do Blogger.