A rede interacional dos rosários de São João del-Rei: o parentesco confraternal, consanguíneo e a expansão de aliados entre os irmãos escravos, libertos e pardos livres (séculos XVIII e XIX)

  • Leonara Lacerda DelfinoUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

RESUMO

RESUMO:

Este artigo tem por objetivo expor as diferentes alianças estabelecidas entre os confrades (cativos, libertos e pardos livres) do Rosário dos Pretos em São João del-Rei, entre 1782-1850, através da política de obtenção de aliados, denominada por distribuição das mercês. Abalizamos sobre o tema das redes interacionais, através da análise qualitativa dos testamentos de irmãos forros em cruzamento com os registros de entradas e os assentos paroquiais (assentos de batismo, casamento e óbito). Este mapeamento tem por finalidade investigar as formas de pertencimento dos associados em outros espaços de vivências como o casamento, a família consanguínea e os mundos do trabalho.

Palavras-chave: sociabilidade, redes interacionais, família ritual, irmandades do Rosário, diáspora atlântica.

BIOGRAFIA DO AUTOR

Leonara Lacerda Delfino, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Doutora e Mestre em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atuou, como professora temporária, nos departamentos de História e Pedagogia pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal), entre 2015-2016.
Tecnologia do Blogger.