Lugares da tropicalidade na cultura colonial de Estado francesa: considerações sobre as viagens científicas francesas de volta ao mundo da primeira metade do século XIX

  • Daniel Dutra Coelho BragaPrograma de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro

RESUMO

 O artigo analisa as formas mediante as quais determinadas regiões tropicais foram representadas por oficiais da Marinha francesa que, na primeira metade do século XIX, realizaram viagens de circunavegação. Para tanto, analisa, enquanto problemas historiográficos, a ideia de tropicalidade e a existência de uma cultura colonial na França monárquica constitucional. Analisam-se as expedições comandadas por Louis de Freycinet, Louis Isidore Duperrey e Hyacinthe de Bougainville. Dentre as regiões visitadas, destacam-se o Brasil, a ilha Bourbon, a ilha de França e a ilha Timor. Embora os viajantes não tenham mobilizado uma concepção unívoca ou consensual quanto à tropicalidade, é possível identificar a recorrência de representações utilitaristas que tornam plausível o estabelecimento de um vínculo entre suas reflexões quanto às regiões tropicais e as diretrizes de cultura colonial de Estado francesa.

BIOGRAFIA DO AUTOR

Daniel Dutra Coelho Braga, Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em História Social pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorando em História Social pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Tecnologia do Blogger.