Domingos Olímpio: o escritor, a obra e os espaços de escrita
Palavras-chave:
Domingos Olímpio, Luzia-Homem; , Espaços de escrita, RepresentaçãoRESUMO
O artigo reflete a relação entre história e literatura numa perspectiva histórica de compreensão do papel do escritor enquanto agente do desenrolar dos fenômenos históricos que compõem o romance naturalista Luzia-Homem de Domingos Olímpio. Assim sendo, a estrutura social da qual emerge autor e obra servirá de suporte para pensarmos o intelectual, analisado como sujeito histórico e interventor do espaço social, e que forme o substrato ficcional de sua compreensão da realidade. Portanto, a escrita percebida pelo historiador como elemento de construção da representação da sociedade, é então, parte dessa concatenação social que obra e escritor possuem, já que o romance e o escritor se mesclam como partes de um contexto historicamente estabelecido pela experiência social de ambos. Deste modo, a obra surge como consequência de uma série de questões que permeiam o ambiente social de Domingos Olímpio, o romance Luzia-Homem, neste caso, se apresenta como ação direta do escritor às estruturas sociais que constituem a representação de uma determinada realidade histórica. Portanto, a formação intelectual e a experiência do autor Domingos Olímpio, marcam a problemática central do artigo, no que concerne a tentativa de compreender o romance do século XIX e a sua constituição histórico-social. Assim, obra, autor e sociedade estão ligados pelo desejo iminente de protagonizarem as relações de poder na sociedade cearense do século XIX.REFERÊNCIAS
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