Elites regionais e os debates para a formação do Estado Nacional no Período Regencial: deputados paraibanos na Assembleia Geral (1831-1833)

  • Jerlyane Dayse Monteiro dos SantosUniversidade Federal da Paraíba

RESUMO

Esta proposta de artigo se insere dentro do debate historiográfico nacional/regional a partir da articulação política dos representantes paraibanos na Câmara dos Deputados durante o Período Regencial (1831-1840), cientes que durante este período o governo Imperial estava nas mãos de uma parcela da elite política Imperial, deputados gerais e senadores (liberais Exaltados, Moderados e Conservadores) que discutiam inúmeras alternativas para a governabilidade do Império. Deste modo, visamos analisar a contribuição dos deputados gerais paraibanos para os debates que tinham como pauta a manutenção da ordem e a unidade nacional, em um momento político complexo para a formação do Brasil enquanto Estado Nação. Neste artigo buscamos dar visibilidade a atuação política dos representantes paraibanos, para tanto, foram analisados os Anais do Parlamento do Império, os documentos pertencentes ao corpus documental do Arquivo Histórico do Estado da Paraíba, e o acervo do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba. Destacamos que ao analisar a elite política paraibana percebemos a importância que os grupos familiares representavam para a cultura política oitocentista. Pois os integrantes da elite política paraibana compartilhavam um conjunto de valores, normas e formas de conceber a organização social que beneficiava as famílias mais abastadas da sociedade paraibana. Destacamos a importância da articulação política entre o regional/nacional através dos representantes paraibanos, sobretudo, por ser este considerado um momento anômalo para a política nacional. Assim, este trabalho é parte integrante dos resultados de pesquisa de mestrado que desenvolvemos junto ao Programa de Pós-graduação na Universidade Federal da Paraíba.

BIOGRAFIA DO AUTOR

Jerlyane Dayse Monteiro dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Graduada e Mestra em História pela Universidade Federal da Paraíba. Integrante do Grupo de Pesquisa Sociedade e Cultura no Nordeste Oitocentista. E professora do  Ensino Fundamental na rede pública de ensino do Estado da Paraíba.
Tecnologia do Blogger.