O Governo-Geral e o poder local: comunicação política, negociação e práticas governativas na defesa da Capitania de Pernambuco (1667-1671)

 

  • Michelle Samuel da SilvaMuseu de Astronomia e Ciências Afins

Palavras-chave: 

Governo-geral; Poder local; Comunicação política.

RESUMO

Os estudos recentes que se propõem a investigar as relações entre a monarquia portuguesa e seus domínios ultramarinos utilizam a comunicação política para compreender como foram estabelecidas as práticas políticas dentro do Império. A manutenção e o equilíbrio do poder entre a Coroa e seus representantes régios dependiam da incessante troca de correspondências. Essas investigações buscam compreender a importância dos governadores ultramarinos e reinóis como um dos principais agentes da comunicação política. Nesse sentido, o artigo visa discutir as ações efetuadas no governo de Alexandre de Sousa Freire, a fim de manter a governabilidade na capitania de Pernambuco. Assim, buscamos identificar, através da comunicação política desse governador com a capitania Pernambuco, os assuntos que mais tiveram destaque, dentre os quais, os assuntos militares, – presentes em boa parte das correspondências enviadas durante seu governo. Para isso, a comunicação entre esse representante régio com as demais instâncias de poder pautará particularmente a análise desse tema, visto que apresentou quantitativo expressivo nos debates tratados nas correspondências. Utilizaremos as cartas expedidas para que possamos investigar quais foram os mecanismos empreendidos, assim como as negociações com o poder local, especificamente com a Câmara de Olinda, na defesa da capitania.   

REFERÊNCIAS

Fontes Documentais:

(DHBNRJ) – Coleção Documentos Históricos da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Vols. 9 e 67

GARCIA, Rodolfo (ed.). Regimento dos governadores da capitania de Pernambuco. In: Anais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (ABNRJ), 28 (1906). p. 121-127

Manuscritos:

Arquivo Histórico Ultramarino - Capitania de Pernambuco (AHU_ACL_CU_015)

Consulta do Conselho Ultramarino ao rei D. Afonso VI acerca da carta o governador da capitania de Pernambuco, André Vidal de Negreiros, sobre a situação dos restauros dos fortes do Brum e do Mar e da chegada à Bahia de uma nau da Índia. Lisboa, 26/09/1667. AHU_ACL_CU_015, Cx. 9. D. 824.

Consulta do Conselho Ultramarino ao rei D. Afonso VI acerca da carta do governador da capitania de Pernambuco, Bernardo de Miranda Henriques, acerca da necessidade de enviar um engenheiro a dita capitania para tratar da reedificação do Forte do Brum. Lisboa, 18/04/1668. AHU_ACL_CU_015, Cx. 9, D. 844.

Carta do governador de Pernambuco, Bernardo de Miranda Henriques ao rei D. Afonso VI, sobre as obras de restauro dos fortes da dita capitania e a necessidade de um engenheiro. Recife, 09/06/1668. AHU_ACL_CU_015, Cx. 9, D. 847

Carta do governador da Capitania de Pernambuco ao rei D. Afonso VI, sobre a necessidade de enviar munições e engenheiros para aquela capitania. Recife, 09/06/1668. AHU_ACL_CU_015, Cx. 9, D. 848.

Referências bibliográficas:

BETHENCOURT, Francisco. O complexo Atlântico. In: (Coord.) BETHENCOURT, Francisco; CHAUDHURI, Kirti Narayan. História da expansão portuguesa: do Índico ao Atlântico (1570-1697). Vol. 2, Lisboa: Círculo de Leitores, 1998.

BICALHO, Maria Fernanda. A cidade e o Império: o Rio de Janeiro no século XVIII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CAMPO BELO, (D. Henrique, Conde de). Governadores-Gerais e Vice-reis do Brasil. Lisboa: Agência Geral das Colônias. 1935.

COSENTINO, Francisco. Governadores Gerais do Estado do Brasil (séculos XVI-XVII): ofício, regimentos, governação e trajetórias. 1. ed. São Paulo: Annablume Editora, 2009

____________. Apontamentos sobre a defesa do litoral, questões militares, governo-geral do Estado do Brasil e carreira militar, séculos XVI e XVII. Navigator (Rio de Janeiro), v. 8, p. 09-25, 2012.

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_____________.Comunicação entre governadores, capitanias e câmaras: a governação do Brasil, 1654-1681. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História da ANPUH. Natal, RN. 2013.

COSENTINO, Francisco; CUNHA, Mafalda Soares; NUNES, António Castro; RAMINELLI, Ronald. Governadores Reinóis e Ultramarinos. In: FRAGOSO, João; MONTEIRO, Nuno Gonçalo. Um reino e suas repúblicas no Atlântico: comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola nos séculos XVII e XVIII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

CUNHA, Mafalda Soares. Governo e Governantes do Império português no Atlântico (Século XVII). In: BICALHO, Maria Fernanda & FERLINI, Vera Lúcia Amaral (Org.). Modos de Governar: Ideias e Práticas Políticas no Império português (Séculos XVI-XIX). São Paulo: Alameda, 2005.

CURVELO, Arthur Almeida Santos de Carvalho. Governar Pernambuco e as “capitanias anexas”: O Perfil de Recrutamento, a Comunicação Política e as Jurisdições dos Governadores da Capitania de Pernambuco (1654-1756). Tese (Doutorado em História) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2019.

HESPANHA, António Manuel. As Vésperas do Leviathan. Instituições e poder político. Portugal- Século XVII. Coimbra: Almedina, 1994.

MELLO, José António Gonsalves de. João Fernandes Vieira: Mestre de Campo do Terço de Infantaria de Pernambuco. Lisboa: Comissão Nacional para Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 2000.

MIRANDA, Bruno Romero Ferreira. Fortes, Paliçadas e redutos enquanto estratégia da política de defesa portuguesa (o caso da capitania de Pernambuco- 1654-1701). Recife, Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em História, 2006.

RAMINELLI, Ronald. Viagens Ultramarinas: monarcas, vassalos e o governo a distância. São Paulo: Alameda, 2008.

RUSSELL-WOOD, Anthony John R. _____________. Centros e periferias no mundo luso brasileiro: 1500-1808. Revista Brasileira de História, vol. 18, n. 36. São Paulo: ANPUH/Humanitas Publicações, 1998.

SANTOS, Maria Catarina; HESPANHA, António Manuel. Os poderes num Império Oceânico. In: HESPANHA, António Manuel (Coord.). História de Portugal. Vol. 4. Lisboa: Editorial Estampa, 1998.

SILVA, Kalina Vanderlei da. Francisco de Brito Freyre e a Reforma Militar no século XVII. In: POSSAMAI, Paulo. (Org.). Conquistar e defender: Portugal, Países Baixos e Brasil. Estudos de história militar na Idade Moderna. 1ed.São Leopoldo: OIkos, 2012.

Tecnologia do Blogger.