O mar, o leviatã e os selvagens: o discurso épico na forma literária de Moby-Dick, de Herman Melville.

 

Palavras-chave: 

Romance, Epopeia, Moby-Dick, Herman Melville, Modernidade, Século XIX

RESUMO

 Este artigo apresenta uma análise da presença de elementos do gênero épico na estrutura literária do romance Moby-Dick. Primeiro será investigado o modo pelo qual o conceito “totalidade épica” se consolidou na crítica moderna desse gênero, para depois se analisar as diversas formas de manifestação dessa ideia de totalidade dentro do romance, articuladas aos temas do oceano, da baleia e dos selvagens.

BIOGRAFIA DO AUTOR

Gabriel Francalanci Pessoa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestre em História pelo Programa de História Social da Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Graduado em História na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria da História e Literatura, atuando nos seguintes temas: literatura oitocentista norte-americana, formação do romance moderno, história intelectual.

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