AS MULHERES DA CORTE PORTUGUESA REAL NO BRASIL, NO INÍCIO DO SÉCULO XIX, NA OBRA “VOYAGE PITTORESQUE ET HISTORIQUE AU BRÉSIL” DE JEAN-BAPTISTE DEBRET
Mariana Gabriela Borges Matos da Silva[1]
Resumo
Este trabalho
trata-se de um estudo sobre as mulheres da corte real portuguesa no Brasil, no
início do século XIX. A fonte principal utilizada foi o livro "Viagem
pitoresca e histórica ao Brasil" de Jean-Baptiste Debret, mais
especificamente o tomo 3 e as pinturas: "Casamento de D. Pedro I e D.
Amélia"; "Grand costume de cour"; "Costume des dames du
palais"; "Acclamation du roi Dom Jean VI: à Rio de Janeiro" e
"Acclamation de Don Pédro 1er. Empereur du Brésil; : au camp de Stª. Anna,
à Rio-de-janeiro". Além de utilizadar referências bibliográficas para
fundamentar a temática. Após realizar uma análise minuciosa dos 3 volumes da
obra, percebe-se uma baixa representatividade da presença feminina da corte
portuguesa real nas pinturas. De um total de 151 iconografias, apenas 5 imagens
apresentam mulheres. Essa questão quantitativa desperta atenção. Dessa forma, o
propósito desta pesquisa é procurar compreender o porquê dessa baixa
representatividade. Ao percorrer as leituras bibliográficas, nota-se a existência
de duas possibilidades que explicam essa hesitação. A primeira seria devido ao
sistema social vigente, o patriarcalismo. E a segunda hipótese seria devido aos
valores morais e à influência da Igreja Católica. Ambas as hipóteses ponderam a
superioridade da figura masculina e a inferioridade na figura feminina. Esse
contexto, que muitas vezes é reproduzido nos dias atuais, fica evidente
principalmente em relação à taxa de violência contra as mulheres. Segundo o
site do governo federal, foram relatadas 31 mil denúncias de violência
doméstica ou familiar contra as mulheres até julho de 2022.
Palavras-chaves: Jean-Baptiste Debret; Corte Portuguesa real; Mulheres.