A África entre ficção e realidade: Uma análise historiográfica da franquia Black Panther

Lucas Rafael Siqueira da Silva[1]

 

 DOI: 10.5281/zenodo.10701283


[1] Graduação em História. Universidade Federal do Pará, UFPA. lucasrafael20159.lr@gmail.com



Resumo

O cinema, desde o seu surgimento em 1895, serviu, com a produção de filmes, como meio de entretenimento para muitas pessoas. Se aperfeiçoando ao longo do tempo, ele trouxe impactos para a sociedade devido a maneira em que as pessoas confundiram as imagens da tela com a realidade. Neste sentido, já foram realizados diversos estudos historiográficos de determinadas produções cinematográficas. O presente artigo visa analisar a representação da África nas duas produções da franquia Black Panther, produzida pela Marvel, em 2018 e 2022, tendo em vista sua intenção decolonial. De fato, os dois filmes visam apresentar uma nova forma de ver a África, juntando os aspectos ficcional e o real. Com base em artigos científicos que tratam da temática, pretende-se analisar os filmes da Marvel. Nossa pesquisa aponta aspectos marcantes de diversas culturas e povos africanos com atenção à dimensão decolonial da franquia e sua meta de fazer o público pensar diferente sobre o continente africano

Palavras-chaves: África, Black Panther, decolonialidade.

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