Geraldo Magalhães: um artista negro no pós-abolição (1878-1970)

Juliana da Conceição Pereira[1]

 

 DOI: 10.5281/zenodo.10701276



[1] Doutora em História Social pelo PPGH-UFF com bolsa Capes. Mestre em História pela mesma instituição. Se graduou em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. jcpereira@id.uff.br


Resumo

Esse artigo tem como objetivo apresentar a trajetória artística do cantor negro Geraldo de Magalhães, cuja carreira se desenvolveu entre o final do século XIX e meados do século XX. Nascido na cidade de São Gabriel (RS), o artista mudou-se para o Rio de Janeiro e lá se constituiu como cantor de modinhas brasileiras. Geraldo Magalhães utilizou diferentes estratégias para se afirmar enquanto um artista respeitado. Chegou a se apresentar em palcos do Brasil, de Portugal e da França em um movimento pioneiro de circulação pelo mercado transnacional de entretenimentos. Desse modo, a partir da análise de documentação de imprensa do período consistindo em textos e fotografias, em diálogo com relatos de memorialistas, o trabalho investigará quais foram as estratégias acionadas pelo artista na construção de sua carreira. E objetiva ainda resgatar a história de um multiartista negro pouco abordado pela historiografia.

 

Palavras-chaves: Geraldo Magalhães; Músicos Negros; Teatro de Revista; Pós-Abolição.

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